Confira as propostas de governo no setor de tecnologia dos principais candidatos à presidência

Confira as propostas de governo no setor de tecnologia dos principais candidatos à presidência

Por Redação 22/09/2022 - 09:53 hs

Com menos de 10 dias para as eleições presidenciais de 2022, nós decidimos comparar as propostas de governo dos 3 principais candidatos, em relação à tecnologia e comunicação.


De acordo com o Datafolha, os três principais candidatos são o ex-presidente Lula com 45%, o presidente Bolsonaro com 34% e o candidato Ciro Gomes com 7%. 


Portanto, foram as propostas de governo desses três candidatos que resolvemos reunir nesse artigo, além de algumas citações e informações ditas durante o período das campanhas eleitorais. Boa leitura!

Plano de Governo Lula

O principal candidato das eleições de 2022 e ex-presidente do Brasil, ainda não colocou no papel as propostas que vêm sendo citadas nos discursos e programas de TV. Portanto, não há (ainda) um Plano de Governo oficial do ex-presidente Lula, mas sim um documento com “Diretrizes Para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”.


De qualquer maneira, durante a campanha, o ex-presidente Lula vem apresentando e discutindo o que ele considera como os principais problemas que temos atualmente no que diz respeito ao uso da tecnologia no Brasil, e quais seriam as soluções que o governo dele implementaria.


Para começar, o ex-presidente pretende garantir “internet de qualidade em todo território e para todos e todas”, assim como “o direito à inclusão no ambiente da conectividade”. Embora não apresente metas para isso, o candidato deseja iniciar “um grande processo de transformação digital no país”.


Na diretriz o candidato também diz que a “Educação, Ciência e Tecnologia sofrem ameaças, cortes de investimentos e mudanças regressivas, …”, e que “Para o Brasil entrar na era do conhecimento será necessário também uma estratégia econômica que contemple junto do fomento à ciência, à tecnologia e à inovação, os elementos da Economia Criativa e da economia da cultura e que acelere a transição digital, o uso da inteligência artificial, a biotecnologia e a nanotecnologia, em processos produtivos sofisticados com maior valor agregado”


Portanto, embora não tenhamos acesso ao Plano de Governo oficial do candidato Lula, podemos ver que o investimento em tecnologia faz parte das suas propostas de governo, caso vença as eleições de 2022.

Plano de Governo Bolsonaro

O atual presidente do Brasil lançou seu Plano de Governo 2023 – 2026 com o nome “Pelo Bem do Brasil”. O presidente Jair Messias Bolsonaro está em busca da reeleição e as diretrizes do seu plano de governo estão divididas em 6 tópicos principais, mas aqui vamos falar sobre o tópico “Economia, Tecnologia e Inovação” onde o subtópico f) fala sobre “Ampliar e Consolidar a Conectividade Mediante a Implantação das Telecomunicações com Tecnologia 5G”.


O maior enfoque é sobre a oficialização e implementação da tecnologia 5G, que começou a ser instalada oficialmente esse ano, com Brasília sendo a 1ª capital com 5G no país.O governo defende que, “ao adotar o 5G, o país abre um novo caminho: o de se transformar em um hub de tecnologias que poderão ser utilizadas por outros países, agregando valor à economia nacional e trazendo divisas”.


Além disso, também cita o Programa Wi-Fi Brasil, que visa “conectar toda a população, com conexão gratuita à internet em banda larga por via terrestre e satélite, sendo direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social”


De acordo com o documento, foram instalados no atual governo 18.453 pontos em 507 municípios, atingindo mais de 11 milhões de pessoas e “visando interligar todas as escolas públicas, rurais e urbanas até o fim de 2022”


Por fim, o documento diz que no próximo mandato, deve-se continuar a criar condições de forma a levar a conectividade 5G a todos os 5.570 municípios brasileiros.


Plano de Governo Ciro

O candidato Ciro Gomes também apresentou seu Programa de Governo 2023 - 2026, chamado “Projeto Nacional de Desenvolvimento”. Logo no início, o PND propõe “investir em ciência e desenvolvimento tecnológico” e “expandir o acesso à comunicação”.


Além disso, ao longo de entrevistas e eventos em que participa durante sua campanha eleitoral, o candidato também aproveita para abordar a questão da tecnologia brasileira e como seu governo lidaria com esse aspecto. Recentemente, o candidato Ciro Gomes disse que pretende “investir 3% do PIB em ciência e tecnologia, caso seja eleito”


O candidato à presidência também aproveitou para dizer que “Nós temos também o projeto Internet do Povo, que vai financiar smartphone em 36 vezes sem juros, curso de capacitação em informática, games e fazer com que nós possamos, no Brasil, ter Wi-Fi gratuito em banda larga em áreas comunitárias”.


Além disso, o PND também aborda a questão da relação cultura e tecnologia, dizendo que irão estimular “as diversas atividades da chamada economia criativa, que vem se constituindo em um importante ramo da atividade econômica e de criação de empregos para os jovens…”, e o candidato também cita os serviços de streaming, prometendo regular o setor.


“A exemplo do que já vem sendo feito na Europa, vamos regular os serviços de streaming de forma a garantir o investimento obrigatório na produção local independente e visibilidade a esses conteúdos nas plataformas”, promete o candidato.


Considerações Finais

Podemos observar que os três principais candidatos vem abordando ao longo da campanha eleitoral e em suas propostas de governo, a questão da tecnologia, telecomunicações, audiovisual e tudo relacionado a esse setor da comunicação. 


Escrevemos esse artigo, com o intuito de reunir e resumir as principais informações que cada candidato abordou ao longo das campanhas, mas obviamente, é apenas uma pequena parte de tudo que foi escrito em cada proposta de governo e discutido pelos candidatos.


Portanto, cabe ao eleitor analisar de maneira mais profunda as propostas dos candidatos, para que no dia das eleições de 2022, possa votar consciente de que fez a melhor escolha para o país.

Abaixo destacamos as fontes originais das informações utilizadas nesse artigo:

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/eleicoes-2022/